Livro: “Duff Mckagan, É Tão Fácil e Outras Mentiras”


__________________________________________________________

Autor: Duff Mckagan
Editora: Rocco
Tradução: Tiago Lyra e Leonardo Villa-Forte
Ano de Lançamento: 2012
Título Original: “Duff Mckagan: It’s So Easy, and other lies” (2011)
__________________________________________________________

Sinopse da Editora

A improvável trajetória do Guns N´ Roses, a ‘banda mais perigosa do mundo’, do anonimato ao primeiro lugar das paradas, passando pelos tumultuados shows em grandes estádios e pelo reconhecimento mundial, é contada com coragem e em detalhes por Duff McKagan, ex-baixista do grupo, na autobiografia É tão fácil – e outras mentiras . De Appetite for Destruction , o álbum de estreia mais vendido de todos os tempos, ao fim da formação original da banda, Duff recupera parte importante da história do rock n’ roll recente, além de passar a limpo o inferno pessoal que ele próprio enfrentou, regado a alcool e drogas.

Nascido em 1964, o autor ouviu dos pais muitas histórias sobre a Grande Depressão norte-americana. A infância e a adolescência em Seattle foram, portanto, marcadas pelo aprendizado da frugalidade e da economia. E também por uma tensa relação com o pai. Mas foi nessa época também que o rock começou a fazer parte de sua vida, através de seus irmãos e irmãs mais velhos. Jimi Hendrix, Rolling Stones, The Beatles e The Sonics estouravam o som estéreo da sala de estar da família. Através do incentivo do Bruce, 14 anos mais velho, Duff teve o seu contato inicial com o baixo. A primeira música que aprendeu foi Birthday dos Beatles. Esta melodia se tornou um marco. Ela não só lhe aprimorou a destreza nos dedos, mas também o ensinou a executar o básico de uma escala de blues maior que seria usada repetidas vezes na sua carreira posterior com o Guns N´ Roses.

Aos 20 anos, em setembro de 1984, Duff McKagan se muda para Los Angeles. E é neste período que se inicia sua amizade com Slash, através de um anúncio de jornal. Nesta época Duff radicalizava o visual associado ao punk rock: cabelos pintados de azul, casacos de couro e outros acessórios chocavam os roqueiros tradicionais. Mas a afinidade musical com Slash o conduziu para outras oportunidades. Foi num clube de rock de West Hollywood chamado Troubadour que ele conheceu Axl Rose, líder então de uma banda batizada como Los Angeles Guns. Era o inicio de uma trajetória que culminaria, tempos depois, na formação e na sua participação na emblemática Guns N´ Roses.

Em É tão fácil – e outras Mentiras , Duff McKagan constrói uma autobiografia corajosa que não se poupa de uma auto-análise profunda. Ele assume publicamente que todas as histórias têm muitos lados. E não tem medo de desnudar sua dependência com o álcool e outras drogas e também a difícil recuperação da dependência delas. Ele não se furta de falar de suas fragilidades e sentimentos, inclusive os conflitos e perrengues que a banda vivenciou no início da carreira. Mergulhado na sua verdade, no brilho e nas dores de sua existência, Duff constrói uma narrativa que emociona não somente os fãs do gênero e da banda Guns N` Roses.

_________________________________________________________

– Leia e saiba mais no site da Editora Rocco.

– Leia a matéria sobre o livro, no Jornal “Folha de São Paulo”.

 

(Visited 417 times, 1 visits today)