Banda Remate por Jean Ribeiro
(Foto: Banda Remate por Jean Ribeiro)

Reflexões individuais, engajamento social e a energia das relações em um contexto urbano e tecnológico. Esses são alguns dos temas abordados pelo grupo cearense Remate em seu primeiro trabalho autoral, autointitulado, lançado neste mês, nas plataformas de streaming.

Formada em 2017 por Daniel Gadelha (Voz), Álvaro Abreu (Bateria), Jonas Monte (Baixo) e Sérgio Theophilo (Guitarra), a Remate aposta na mistura de suas diversas influências: que vão desde bandas de rock internacionais, como Queens of The Stone Age, Incubus e Deftones, até a poesia engajada nacional de Chico Science, Marcelo Yuka e Chico Buarque. O resultado é um som intenso, que intercala climas atmosféricos com distorções poderosas, aliado a letras fortes, reflexivas e contestadoras. Graças a isso, o quarteto fechou parceria com os selos baianos Brechó Discos, Big Bross Records e São Rock Discos.

“Remate”, o EP, foi gravado e produzido por Matheus Brasil, do Projeto Rivera, no estúdio Salaquar, e possui seis faixas. Seja Como For, que já havia sido apresentada anteriormente ao público, em formato de lyric video, inicia o disco de forma bem direta, com um refrão que fica na cabeça de cara. Sua letra fala sobre liberdade de escolhas e a quebra de padrões sociais impostos: “A música fala sobre o questionamento e a ruptura com esses modelos sociais, comportamentais e de consumo, que escravizam a liberdade do pensamento. Ao renunciarmos um determinado plano, descobrimos um novo horizonte, com novas escolhas”, conta Daniel, que além de vocalista é o principal compositor do grupo.

A energia segue alta com Deixa Estar, que mostra um panorama sobre a cultura das redes sociais, evidenciando a rasa relação humana nesse mundo tecnológico, aliada à falta de empatia, futilidade e a ignorância da não reflexão sobre o coletivo. Para Daniel, “deixar estar não é acomodação, é largar da comodidade da paisagem comum, conviver com os diferentes, mas fincando o pé em sua verdade, sua busca e sua justiça”.

A terceira faixa, Veja, fala de superação. Um apelo sobre olhar para dentro de si: “Apesar do peso e do andamento mais lento, ela traz uma mensagem bem positiva, de que é possível nos recuperarmos mesmo após as diversas dificuldades que a vida nos apresenta”, explica o baterista Álvaro.

Encalço, música mais pesada do disco, parte da famosa provocação que existe em “dar a outra face”. Fala da resistência humana em admitir o erro como uma oportunidade de ressignificação e crescimento, fazendo um diagnóstico dessa resistência. De como ela é responsável pela nossa incapacidade de negar o ciclo vicioso e o “efeito manada” que nos empurra, nos forçando a ser pessoas que não somos.

Espelho traz um tema incomum, porém muito interessante: transporta o ouvinte para a cabeça de um pai, com todas as suas inseguranças e esperanças em relação ao seu filho. É uma visão sobre a evolução da personalidade, da maturidade, e sobre os efeitos da paternidade em uma via de mão dupla entre pai e filho, como num espelho. Um punhado aleatório de sentimentos, bagunçados, recortados e por vezes angustiantes, mas que tem por beleza a incondicional capacidade de serem refeitos e refeitos…

Por fim, O Curso do Rio explora a metáfora do tempo, ao retratar um eu lírico que, ao perceber que seu fim está próximo, analisa toda a sua trajetória, encontrando sua paz no final: “Em ‘Curso do Rio’, falamos sobre a capacidade de enxergar os ciclos da vida, recolher o que sobrou de bom e retornar ao início. Entender o cansaço, a alegria, a força para continuar em movimento e a felicidade de saber que sempre recomeçaremos melhores e mais atentos. O rio foi, é, e ainda será”, afirma Daniel.

Apesar de estreante, a Remate chega ao cenário com certa bagagem, já que todos os seus integrantes já passaram por projetos de destaque na capital cearense, como as bandas Os Ultraleves, Sátiros, Superface e Redoma. Com o disco no ar, o quarteto pretende se firmar no cenário musical, tanto local, quanto nacional.

2018 - Remate - Remate EP

Álbum: Remate (EP)
Lançamento: 10/08/2018
Gravado e Produção: Matheus Brasil, no estúdio Salaquar.
Mixagem e Masterização: Matheus Brasil.
Arte da Capa: Daniel Gadelha e Álvaro Abreu.

Tracklist

01. Seja Como For
02. Deixa Estar
03. Veja
04. Encalço
05. Espelho
06. O Curso do Rio

Ouça o Álbum no Spotify.

Veja o “Lyric video da música “Seja Como For”.
https://canaldorock.com.br/nova-musica-remate-seja-como-for/

Conheça mais sobre a “Remate” nas redes sociais.

https://twitter.com/rematebanda
https://www.instagram.com/rematebanda/
https://www.facebook.com/rematebanda
https://rematebanda.bandcamp.com
https://www.deezer.com/en/artist/102930

____________________________________________

(Fonte: Álvaro Abreu, Músico e Produtor da Remate)
*** Canal do Rock, por Marcelo Vasconcelos. ***

(Visited 197 times, 1 visits today)

Posts Similares