O Canal do Rock compartilha a lista de melhores álbuns de 2024 na opinião do roteirista, diretor artístico, escritor,
compositor e produtor musical Henrique Maranhão. ( instagram: @hmaranhao_ )
.
Os 15 melhores álbuns de 2024
Foto: Jack White no Festival Oyafestivalen – 2024 em Oslo, Noruega
por David James Swanson @davidjamesswanson
1) Jack White / No Name
Além de estar entre os maiores guitarristas de todos os tempos, Jack White tem sido o maior exemplo de criatividade constante e inesgotável no cenário atual. Apenas em 2022, ele lançou dois dos melhores álbuns do ano: “Fear of the Down” e “Entering Heaven Alive”. Em 2024, o espetacular “No Name” foi lançado de surpresa, sem nenhuma publicidade, e distribuído no dia do lançamento, nas sacolas de quem estava comprando discos na Third Man Records, gravadora de Jack White. “Archbishop Harold Holmes” é a minha música preferida lançada em 2024.
2) Arooj Aftab / Night Reign
Indescritível.
3) Grace Bowers e The Hodge Podge / Wine On Venus
18 aninhos com o puro espírito do rock and roll correndo nas veias, que estreia. Os deuses do rock estão dizendo: seja bem vinda ao alto escalão, Grace.
.
Foto: Grace Bowers por Sam Wiseman @samwisemanphoto
4) Burr Island / Days Dreamt
Álbum de estreia dos caras que, em 2024, abriram shows de um artista em ascensão, chamado Robert Plant. “Later” é um sonho, tocou infinitamente no meu fone.
5) The Smile / Cutouts
“Eyes e Mouth” é minha segunda música preferida das lançadas em 2024; como eu queria ser o compositor dessa relíquia.
6) Hania Rani / Nostalgia (live)
A sensibilidade musical da pianista e compositora Hania Rani brilha no patamar mais elevado. Principal candidata ao manto espiritual de Thom Yorke, completamente deslumbrante.
7) Beth Gibbons / Lives Outgrown
Não foi à toa que Beth Gibbons levou mais de 20 anos para lançar um novo trabalho; as melodias são belíssimas e sua assinatura vocal continua impecável.
Foto: Capa do Álbum ‘Luck and Strange’ e David Gilmour no videoclipe da música ‘Dark and Velvet Nights’
8) David Gilmour / Luck and Strange
Um dos maiores precursores do rock progressivo, lançou o melhor álbum da carreira solo.
9) Residente / Las letras ya no importan
René Pérez é um dos melhores rappers da América Latina, talento que se desenvolve de forma brilhante, desde o trio Calle 13, em Porto Rico. Óbvio que ele se cansaria do rap, explorando baladas e canções populares, René é um artista pop finíssimo, que alcançou o mainstream sem perder o espírito alternativo.
10) Marilyn Manson / One Assassination Under God
Quando Marilyn Manson soltou os primeiros singles anunciando novo álbum, só gostei da “Raise The Red Flag”, aliás, gostei pra caralho. As outras duas: “As Sick as the Secrets Within” e “Sacrilegious”, achei a sonoridade pop demais, comparada com seu clássico absoluto e melhor disco de rock da década passada, “The Pale Emperor”. Quando veio o álbum eu entendi tudo. Os primeiros singles equilibraram e deram o tom certo em um trabalho profundo e pesadíssimo.
11) Famous/ Party Album
Você pode não querer confessar, talvez até por respeito à tragédia pessoal de Nick Cave, mas no fundo sabemos que “Wild God” é chato pra caralho. Eu sei que você procura a desconstrução do estilo que personificou Nick Cave como sensibilidade cult, sendo assim, tenho algo especial para os seus ouvidos: “Party Album”, de Jack Merrett e sua banda Famous, contém a despretensão melódica de Elliott Smith, com sintetizadores e vocais transitando entre Lou Reed e Iggy Pop, uma pérola do stoner pós-punk experimental.
12) Erased Tapes 17
Coletânea com vários intérpretes, destaque para as faixas “Jomon” e “Paradise O.D.”, com a cantora japonesa Hatis Noit, uma das artistas mais magníficas da atualidade. Seu álbum “Aura”, de 2022, transcende os padrões de beleza na história da música moderna.
13) Shellac / To All Trains
Steve Albini, lendário produtor de álbuns icônicos, faleceu de forma inesperada em 2024, mas deixou um puta álbum foda com sua banda Shellac. Se despediu como viveu, produzindo rock underground raiz.
14) Norah Jones / Visions
Artista mais ouvida no meu Spotify em 2024. Norah Jones está entre as artistas que mais ouço, desde o lançamento de “Come Away With Me”, em 2002.
(Capa do álbum ‘Milton + Esperanza’ – Foto: Divulgação)
15) Milton Nascimento e Esperanza Spalding / Milton + esperanza
Sabendo das condições físicas do Milton, foi surpreendente ouvir um trabalho tão lindo e tão bem produzido. Principalmente, depois de uma turnê de despedida que eu não gostei, achei que o Milton não tinha condições para estar no palco, embora tendo todo o direito de estar ali. Eu tinha certeza que o álbum “Milton + esperanza” seria uma despedida frágil, uma tentativa de reviver bons álbuns. Mas fui impactado por tamanha beleza, por arranjos delicados, vozes firmes e muito bem casadas. É de rasgar o coração ouvir a voz de Milton na música “Outubro”: “Matar com amor essa dor. Vou fazer desse chão minha vida. Minha história está contada, vou me despedir.”
.
.