Os Melhores álbuns do Rock Nacional de 2020

O Rock Nacional está fora do “mainstream”, mas nem por isso deixa de nos presentear com ótimas bandas e bons trabalhos.

Além dos 18 álbuns escolhidos, listo abaixo, outros 10 nas “Dicas do Metal Nacional” e mais 12 em “Outros bons álbuns para ouvir”… No total são 40 álbuns de diversos estilos para curtir e conhecer melhor o universo atual do rock nacional.

Na lista, só entraram álbuns de estúdio lançados em mídia física (CD, LP e K7) e ou em streaming, e o Heavy Metal e seus subgêneros ficaram de fora. Os “estilos” mencionados ao lado dos álbuns são só uma referência para o leitor se situar, as bandas possuem influências diversas e defini-las, nem sempre é fácil. Nas mini resenhas os músicos citados são os da formação que gravou o álbum.

Neste link, já está disponível a “Lista de álbuns – Lançamentos do Rock 2022”

.

Aqui você pode rever as listas de melhores álbuns do rock nacional de outros anos, é só clicar no ano desejado.

2016  –  2017  –  2018  –  2019  –  2021

.

Aqui, neste link, a “Playlist” no Spotify, Deezer e YouTube!

.
Então, Boraaa Checar os escolhidos do ano!!
.

“Dicas do Metal Nacional”

16/01 – Cova Rasa – “Cruzando Infernos” – (#HeavyMetal)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
07/02 – Sepultura – “Quadra” – (#ThrashMetal)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
06/03 – Semblant – “Obscura” – (#Death/GothicMetal)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
13/03 – Vulcano – “Eye in Hell” – (#DeathMetal)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
27/03 – Taurus – “V” – (#ThrashMetal)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
24/06 – Silent Heaven – “Temple of Greed” – (#PowerMetal)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
10/07 – Kiko Loureiro – “Open Source” – (#Metal/#Instrumental)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
31/10 – Alchemia – “Inception” – (#Metal)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
20/11 – Killer Be Killed – “Reluctant Hero” – (#ThrashMetal – EUA/Brasil)
…..Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
25/11 – Tuatha De Danann – “In Nomine Éireann” – (#FolkMetal)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

“Outros bons álbuns para ouvir”

.
Anjo Gabriel – “Anjo Gabriel” – (#Psychedelic/Kraut/ProgRock – Brasil-PE)
….Ouça o álbum: bandcamp
Berilo – “Inner Space (EP)” – (#AlternativeRock – Brasil-MG)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
Bullet Bane – “Ponto” – (#AlternativeRock – Brasil-SP)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
Great Southern River – “Great Southern River” – (#SouthernRock – Brasil-RS)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
Institution – “Ruptura do Visível” – (#HardCore – Brasil-SP)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
Insanidade – “Hello Suckers” – (#PunkRock – Brasil-GO)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
Marenna – “Pieces Of Tomorrow (EP)” – (#AOR/#MelodicRock – Brasil-RS)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
Oceania – “Dark Matter” – (#AlternativeRock/#StonerRock – Brasil-SP)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
Sound Bullet – “Home Ghosts” – (#AlternativeRock – Brasil-RJ)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
Supla – “Suplaego” – (#AlternativeRock – Brasil-SP)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
The Bombers – “Bumerangue (EP)” – (#PunkRock – Brasil-SP)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
Yamasasi – “Colorblind” – (#AlternativeRock – Brasil-SP)
….Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.





.

“Os Escolhidos do Ano”

.

18

Radical Karma – “Sintomas” (EP)”

#AlternativeRock – 29/05/2020

Radical Karma é uma banda alternativa formada em 2019 e reúne nomes conhecidos da cena nacional. “Sintomas” é o segundo EP do quarteto formado por Gabriel Zander (vocal), Fausto Oi (baixo), Mateus Brandão (guitarra) e Fernando Martins (bateria), e surfa na onda do grunge, punk e rock alternativo dos anos 90.

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

17

Cigarras – “Cigarras (EP)”

#GarageRock – Brasil-SP – 20/03/2020

Surfando na onda punk, garage e alternativa, a Banda feminina de Curitiba lançou um bom EP em 2020. Com muita personalidade a banda mostra muita energia e competência. O quarteto vem crescendo e se destacando no underground desde que foi criado em 2017, e é formado por Maria Paraguaya (voz e guitarra), Babi Age (bateria), Rubia Oliveira (baixo) e Tais D’Albuquerque (guitarra). Boraaa escutar o som!!!

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

16

Monday Riders – “Fire, Blood and Gasoline”

#HardRock – 28/09/2020

“Fire, Blood and Gasoline” é o segundo álbum da banda goiana formada em 2014, que hoje é formada por Jairo Resenrods (vocal), Marcos de Sensi (guitarra), Wagner Felix (baixo) e Paulo Meneses (bateria). O trabalho contém 11 faixas autorais que mostram toda a evolução técnica, rítmica e harmônica da Monday Riders, que com o passar dos anos se torna ainda mais vibrante e se consolida no cenário nacional como uma das grandes forças do estilo.
Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

15

Mars Addict – “Lamecoaster”

#PunkRock – 08/04/2020

O álbum “Lamecoaster” apresenta os dois pilares em que a Mars Addict se apoia: a intensidade de bandas Punk como RAMONES e INOCENTES e a melodia de bandas da origem do Rock’n’Roll, como BEATLES e ROLLING STONES. O repertório foi composto pelos guitarristas e vocalistas Daniel Capanga e Drix Barsali, e arranjado com ajuda do baixista Rolf Amaro e do baterista Rodrigo Araújo. A banda honra a escola Punk e nos presenteia com um álbum intenso e que vai agradar fãs de bandas como Green Day, Rancid e Sum-41… Com composições variadas, temas diversos e um som que não se limita aos três acordes, a banda manda muito bem, com as guitarras preenchendo bem os espaços, os vocais seguros e o bom trabalho de bateria e baixo dão o equilíbrio necessário para que as 10 boas canções soem coesas. A banda trilha os primeiros passos, mas mostra que tem futuro e melhor ainda, que o Punk está bem vivo.

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

14

Rocket Five – “Universal Soul”

#HardRock – 11/12/2020

“Universal Soul” é o segundo “full-length” da banda paulista ROCKET FIVE. O novo álbum, conta com nove faixas, com letras sobre temas como alienação, depressão, maturidade, autismo e a dualidade entre aparência e realidade nas redes sociais. Com forte influência do Hard Rock clássico e psicodélico dos anos 1970, o ROCKET FIVE aposta novamente no trabalho vocal, onde os quatro integrantes dividem as vozes principais e de apoio. A banda é formada por Eduardo Haszler (guitarra e vocal), Ricardo Marks (baixo e vocal), Leonardo Meliani (órgão, piano, sintetizadores e vocal) e Júlio Pilenso (bateria, percussão e vocal). O trabalho é coeso, bem composto e mostra o quarteto em franca ascensão.

Ouça o álbum: Spotify

13

Blowdrivers – “Cooking Something New (EP)”

#AlternativeRock/#HardRock – 25/09/2020

A Blowdrivers surgiu em 2016 em Goiânia e é formada por Benaglia (voz), Guilherme Gonçalves (guitarra), Felipe Camargo (baixo) e Wendell Will (bateria), e tem fortes influências do rock clássico, do Southern Rock e do funk rock da década de 90. Com seu novo EP “Cooking Something New”, mostra muita evolução, instrumental coeso e boas canções. O álbum foi lançado pela “Monstro Discos” e é composto por quatro canções que foram inspiradas nos quatro elementos da natureza, fogo, terra, água e ar. Com solos e riffs marcantes o EP vale cada minuto de audição! “Boraaa lá escutar!!!”

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

12

Pit Passarell – “Praticamente Nada”

#RockBr – 28/08/2020

“Praticamente Nada”, é primeiro álbum solo de Pit Passarell, baixista, vocalista e compositor conhecido pelo seu trabalho com a banda VIPER. O trabalho traz composições inéditas e versões próprias de canções de sua autoria que foram gravadas pela banda Capital Inicial como “O Mundo”, “Depois da Meia-Noite” e “Instinto Selvagem”. O álbum mostra todo o talento e verdade de Pit Passarell com influências que vão do Rock ‘n’ Roll Argentino, passando pelo punk rock e rock brasileiro dos anos 1980.
A banda que gravou o álbum é formada por: Pit Passarell (Vocal), Eduardo Simões (Guitarra), Silvio Vartan (Guitarra), Augusto Nogueira (Guitarra), Yves Passarell (Guitarra), Flávio ‘Jagger’ Simões (Baixo), Cris Simões (Teclado e Violão) e Wesley Maldonado (Bateria). “Praticamente Nada” foi produzido e mixado por Cris Simões e gravado no Pacific Studio, em Belo Horizonte (MG).

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

11

Carcadia – “Age of Reason”

#AlternativeRock/#HardRock – 01/05/2020

A banda mineira de Santa Rita do Sapucaí nos presenteou com seu segundo álbum de estúdio o ótimo “Age of Reason” que surfa na onda do Blues Rock, Hard Rock e Psicodelia dos anos 60 e 70. O Carcadia é formado por Pamela Rodrigues (vocal), Hegel Pinheiro (guitarra), Renato Pereira (baixo) e Paulo Otávio (bateria). Com uma sonoridade vintage e uma pegada psicodélica, o trabalho flui bem e as 9 músicas mostram toda a criatividade e competência instrumental da banda. Ouça correndo!!

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

10

5th Machine – “Back in Time”

#HardRock/AOR – 29/06/2020

“Back In Time” é o álbum de estreia da banda paulista, e foi lançado pelo selo dinamarquês “Lions Pride Music”. O trabalho é uma viagem ao Hard Rock/AOR dos anos oitenta e início dos anos noventa. O sexteto é formado por Fábio Cabral (vocais), Tiago Fusco (guitarra), Armando Guma (guitarra), Éder Zavanella (baixo), Carol Fusco (teclados) e Boris Boroski (bateria). Destaque para a música “Back In Time”.

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

09

Velhas Virgens – “O Bar Me Chama”

#RockBr – 30/10/2020

Com quase 35 anos de estrada, a banda paulista “Velhas Virgens” lançou mais um trabalho divertido e irreverentes. Com 10 músicas o álbum mostra todo o rock ‘n’ roll e blues rock que correm nas veias da banda formada hoje por Paulão de Carvalho (voz e gaita), Alexandre Cavalo Dias (guitarra), Filipe Cirilo (guitarra e violão), Julinana Kosso (voz), Simon Brow (bateria) e Tuca Paiva (baixo). O álbum é fiel à sonoridade do grupo paulistano e mostra toda a versatilidade de seus músicos, boas letras e arranjos. Corre e escuta! Diversão garantida!

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

08

Ego Kill Talent – “The Dance Between (EP)”

#HardRock – 04/12/2020

A banda paulista “Ego Kill Talent” já é uma banda internacional, faz sucesso e participa de festivais mundo afora. A banda iniciou em 2020 o trabalho da trilogia “The Dance Between Extremes”, um projeto de 3 EP’s que formarão seu segundo “full-length”. Em 2020 foram lançados os 2 primeiros EP’s que juntos possuem 7 músicas e formam o “The Dance Between”. O trabalho é ótimo, um Hard Rock moderno com pitadas de metal e rock de arena, e segue a linha do álbum de estreia do quinteto, o ótimo “Ego Kill Talent” que figurou em nossa Lista de melhores álbuns do Rock Nacional de 2017. O destaque fica por conta da música “The Call” que figurou por várias semanas na parada norte-americana “Active Rock do Mediabase”.

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

07

Ira! – “IRA”

#RockBr – 05/06/2020

IRA é o 12° álbum do Ira!, o primeiro em 13 anos e sucede “Invisível DJ” de 2007. A banda paulista fez um dos melhores discos de sua longa carreira onde fica evidente o entrosamento de sempre entre o vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra (a balada “A nossa amizade” deixa clara essa ligação dos músicos). A banda mostra toda a sua essência em um repertório coeso e direto onde se destacam as ótimas músicas Chuto Pedras e Assovios, Efeito dominó, A Torre e Mulheres à frente da tropa. Para quem gosta do Ira! e do “BrRock” dos anos 80, é um prato cheio. Boraaaa Escutar!

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

06

Marenna / Meister – “Out Of Reach”

#HardRock/AOR – 28/09/2020

Marenna-Meister é o novo projeto de dois grandes nomes do Hard Rock/AOR brasileiro, Rod Marenna (Vocalista da banda Marenna) e Alex Meister (Guitarrista ex-banda Pleasure Maker). “Out Of Reach” é o primeiro trabalho da dupla e foi Lançado pelo selo dinamarquês Lions Pride Music e conta com a participação de Cristiano Gavioli (Baixo) e Luiz Alexandre “Tilly” Rampini (Bateria). Com 10 faixas extremamente poderosas, o disco é muito bem produzido e conta com a energia do Hard Rock, AOR e Hair Metal dos anos 80. Boraaa escutar, é diversão na certa!

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

05

WRY – “Noites Infinitas”

#AlternativeRock – 30/10/2020

A banda WRY é um dos grandes nomes do rock alternativo independente brasileiro, inclusive, o álbum Flames in the Head de 2005 está em nossa lista de melhores álbuns nacionais dos anos 2000 e anos 2010Noites Infinitas é o primeiro álbum de estúdio do grupo em 11 anos e mantém a tradição da banda que surfa na onda do Post-Punk, do Shoegaze e do rock alternativo. Com 10 canções bem arranjadas, onde as guitarras são presença marcante, a banda aborda temas como ansiedade, polarização da sociedade, conservadorismo, conflitos internos e crises existenciais. Noites Infinitas é mais uma obra marcante, que soa atual e mostra que WRY tem muito a contribuir com rock nacional.

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

04

Fabiano Negri – “The Fool’s Path”

#Rock – 24/04/2020

O álbum conceitual “The fool’s path” conta com 10 faixas e é mais um grande trabalho do compositor, produtor, vocalista e multi-instrumentista de Campinas/SP.
Fabiano Negri nos presenteia com toda sua melodia, versatilidade, emoção, energia e influências numa mistura fascinante e ousada de rock progressivo, baladas, hard rock e pitadas psicodelicas, onde a guitarra, o piano e a voz marcante de Fabiano ditam os rumos de grandes canções, entre elas, as ótimas “Dying City”, “Changing Times”, “Blind Superman”, “No One Gets Here Alive” e “The Wicked”. Veja a matéria sobre o álbum aqui.

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

03

Landfall – “The Turning Point”

#HardRock/#AOR – 04/09/2020

“The Turning Point”, lançado pela gravadora italiana “Frontiers Records”, é o álbum de estreia da banda curitibana formada por Felipe Souzza (Bateria), Marcelo Gelbcke (Guitarra), Thiago Forbeci (Baixo) e Gui Oliver (Vocais). O álbum traz a essência do Hard Rock/AOR e é uma bela combinação de bateria e baixo sobre a qual “Gui Oliver” solta sua bela voz e onde “Marcelo Gelbcke” mostra toda sua competência na guitarra. O destaque fica para as músicas “Sound Of The City”, “Road Of Dreams”, “Across The Street” e “Distant Love”. O álbum, com suas melodias cativantes, refrãos poderosos e riffs deliciosos, é um prato cheio para os amantes AOR/Melodic Rock! Ouça correndo!

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

02

Ousel – “Ousel”

#AlternativeRock – 17/01/2020

A banda de Goiânia, em seu álbum de estreia, navega no mar da música ambiente, do rock alternativo, do noise rock, Shoegaze e do post-rock. São 8 canções carregadas de emoções, belas melodias, onde voz e guitarras se misturam e hipnotizam o ouvinte. A banda Ousel nasceu em 2016 e é formada por Roberta Moro (voz), João Paulo Guimarães (guitarra), Renato Fernandes (guitarra/teclados), Jean Ramos (bateria) e Túlio Queiroz (baixo). Com instrumental coeso a banda de Goiás fez um grande álbum de estreia. Ouça correndo, o álbum é viagem pura do início ao fim!

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

01

Electric Mob – “Discharge”

#HardRock – 12/06/2020

A banda Curitibana aparece no alto do pódio com seu ótimo álbum de estreia “Discharge” lançado em junho de 2020 pela gravadora italiana “Frontiers Records”. O trabalho foi muito bem recebido pela mídia estrangeira, o que coloca o “Electric Mob” como uma das novas sensações do Hard Rock. A banda realmente impressiona com um álbum coeso, que apresenta um Hard Rock moderno, um instrumental sólido e muita identidade. Os destaque ficam por conta do excelente vocalista Renan Zonta (que participou do “The Voice Brasil 2016”) e do ótimo guitarrista “Ben Hur Auwarter” que faz um trabalho memorável no álbum inteiro. A banda foi formada em Curitiba em 2016, por Renan Zonta (vocal), Ben Hur Auwarter (guitarra), Yuri Elero (baixo) e André Leister (bateria) e seu EP de estreia “Leave a Scar” fez parte de nossa Lista de Melhores álbuns do Rock Nacional de 2017. Ouça correndo esse álbum, destaques para as música “Devil You Know”, “Got Me Runnin”, “King’s Ale” e “Your Ghost”.

Ouça o álbum: Spotify ou Deezer
.

Agora é só clicar nesse link e curtir a “Playlist” no Spotify, Deezer ou YouTube!

.




(Visited 1.903 times, 1 visits today)